Ballet de repertório é o tipo de ballet que contém uma história dentro dele, que precisa contar com um número razoável de bailarinos e coreografias para ser executado.
É um conjunto de coreografias querendo contar uma histórinha. Tem um conjunto de passos que deve ser seguido, minuciosamente (apesar de as vezes, o coreógrafo fazer adaptações, que devem sempre ser citadas).
Os ballets de repertório contam uma história usando a dança, a música e a mímica. Foram montados e encenados durante o século XIX, e até hoje são remontados com as mesmas músicas e suas coreografias de origem, baseados no estilo da escola que vai apresentá-lo. Seguem tradicionalmente sua criação. No palco se apresentam os grandes bailarinos, o corpo de baile e etc. Obs.: normalmente as sequencias de passos não podem ser mudados.Exemplo: se a cena 1 , tem um adagio, não se pode retirar para colocar um alegro. São obras montadas antes do século XX que são patrimônio da Humanidade.
Hoje apresentaremos "La Sylphide", o primeiro ballet de repertório dançado com as sapatilhas de ponta .
La Sylphide, apresentada em 1832 na Ópera de Paris, é um ballet de dois atos com coreografia de Filipo Taglioni, pai de Marie Taglioni, e criador das sapattilhas de ponta.
Este ballet, com música de Herman Levenskiold, se passa em algum lugar da Escócia.
Marie Taglioni foi a primeira bailarina a dançar este ballet, pois seu pai coreografou-o especialmente para ela. Ao vê-la dançar, o grande poeta francês Théophile Gauthier, disse que ela era "tão sublime e tão grande como Lamartine e Byron", os dois grandes poetas do Romantismo.
Os figurinos são os famosos tutus românticos, com asinhas de prata na altura acima da cintura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário