Os braços são importantíssimos no ballet. Eles devem ser a moldura que completa o quadro de figuras dançantes, assim, valem pelo detalhe, pelo acabamento, pela qualidade da obra de arte.
As posições dos braços, porém, causam muita polêmica, pois cada escola tem uma maneira de nomeá-las. Aqui, você vai poder conhecer as posições de cada uma delas, e saber como executá-las corretamente.
Royal Academy of Dancing
Bras bas: os braços devem estar descontraídos, um pouco adiante do corpo e pouco dobrados nos cotovelos, com os dedos continuando a curvatura dos braços para criar um formato oval. Não se esqueça de relaxar os ombros, manter os polegares próximos dos outros dedos e procurar não mostrar as costas das mãos
Demi seconde: posição preparatória aonde os braços são mantidos do lado do corpo, um meio termo entre 2ª posição e bras bas
1ª posição: os braços fazem um desenho oval à frente do corpo, sendo que as mãos devem estar curvadas na altura do estômago. Lembre-se de relaxar os ombros, sustentar os cotovelos e virar as palmas da mão para si
2ª posição: abra bem os braços, porém mantenha-os ligeiramente na frente dos ombros. Eles devem estar relaxados e um pouco curvos, porém não deixe os cotovelos caírem. As mãos devem estar voltadas para frente e os dedos flácidos e flexíveis
3ª posição: é uma fusão da 2ª com a 1ª, ou seja, cada braço fica em uma posição.
3° posição alta: é uma fusão da 2º com a 5º, ou seja, cada braço fica em uma posição.
4ª posição: esse é uma fusão da 1ª com a 5ª. Enquanto um braço está um pouco recurvado ao lado, o outro está ligeiramente adiante da cabeça, também fazendo uma graciosa curva (veja quinta posição). Lembre-se de sua postura!
5ª posição: os braços devem estar fazendo um desenho oval um pouco adiante da cabeça, emoldurando o seu rosto. Não levante seus ombros, e mantenha as palmas das mãos voltadas para você.
Vaganova (método russo)
Bras bas: mesma coisa no método da Royal Academy of Dancing
1ª posição: também corresponde ao método da Royal Academy of Dancing
2ª posição: mesma coisa da Royal Academy of Dancing
3ª posição: corresponde à 5ª posição da Royal Academy of Dancing
Cecchetti (método italiano)
1ª posição: os braços são curvados e mantidos dos lados com as pontas dos dedos apenas tocando as coxas
2ª posição: corresponde ao método da Royal Academy of Dancing
3ª posição: um braço permanece em bras bas enquanto o outro está em demi seconde
4ª posição en avant: corresponde à terceira posição da Royal Academy of Dancing
4ª posição en haut: corresponde à quarta posição da Royal Academy of Dancing
5ª posição en bas: é o bras bas da Royal Academy of Dancing
5ª posição en avant: mesma coisa da primeira posição da Royal Academy of Dancing
5ª posição en haut: quinta posição da Royal Academy of Dancing
Escola francesa
1ª posição: corresponde ao Royal Academy of Dancing
2ª posição: corresponde ao Royal Academy of Dancing
3ª posição: corresponde à quarta posição da Royal Academy of Dancing
4ª posição: corresponde à terceira posição da Royal Academy of Dancing
5ª posição: mesma coisa da Royal Academy of Dancing
Além disso, é bom lembrar que as mãos também são importantíssimas. Se elas não estão bem posicionadas, os braços estão completamente acabados. Assim, nunca se esqueça de:
1) Mantê-las naturais e sem tensão. Os dedos devem estar agrupados com delicadeza e suavidade. Também nunca deixe as mãos caírem, principalmente na 2ª posição.
2) Há também a posição allongé, onde os dedos são abertos e a palma da mão é virada delicadamente para baixo
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