quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Piso ideal para a Dança

Sala Principal da In´Cena cia de Dança
A primeira coisa que o leigo em dança pensa sobre o piso de dança, é que ele não pode escorregar, isto se não for um praticante de dança de salão, pois nesta modalidade, o piso não deve agarrar nos sapatos , evitando o deslizamento dos casais sobre o piso. Para muitos o requisito básico na sala de dança, é o espelho, o que para mim, é o de menor importância.
A primeira coisa , a saber, sobre o piso da sala de dança é de que não existe um piso ideal para todas as modalidades de dança, estilos como sapateados e ballet clássico, necessitam de piso especifico, pois cada um interage com os bailarinos de forma única. Portanto, o primeiro item a ser observado na sua sala de dança ,é se ela possui o piso adequado ao estilo de dança, cada estilo pede um  tipo de piso que terá grande influência no desempenho dos bailarinos assim como na prevenção de lesões.
Vamos falar basicamente sobre o piso para aulas de Ballet Clássico. Este piso é construído a partir de uma treliça de madeira apoiada sobre coxins de borracha, a treliça é coberta com placas de compensado, que por sua vez são cobertas com linóleo. A modalidade da dança, número de praticantes e base que se apóiam essa estrutura, será determinante na espessura da madeira da treliça e do compensado, pois resultará em maior ou menor flexibilidade do piso. Quanto a flexibilidade, ele não deve ser macio demais, pois uma maciez induz a um trabalho muscular aumentado assim com pouca maciez, no caso duro, leva ondas de choque por todo o corpo, que a repetição pode provocar micros lesões nas articulações, que eleva a um efeito degenerativo das cartilagens, seus sintomas se manifestam com dores articulares geralmente depois de alguns anos. Portanto, o piso para o ballet deve ser uma combinação perfeita de flexibilidade, para devolver a energia absorvida da queda e devolver ao corpo do bailarino facilitando o salto. Vale lembrar que em quase todos os esportes que possuem grande quantidade de saltos, há sempre uma preocupação com a absorção do impacto, daí os inúmeros tênis sofisticados para cumprir essa função, e como na dança clássica não se usa tênis, mais uma sapatilha construída com lona e\ou couro praticamente sem nenhum recurso de amortecimento eficiente, a necessidade do piso adequado é de extrema importância na prevenção de lesões.
Outro piso que é de suma importância, é o piso para o sapateado, pois fazer uma aula  de sapateado em um piso para ballet, é estragar o piso e a aula de sapateado. O sapateado  pede um piso de madeira, esta mais dura que a usada no ballet e em formato de tábua corrida que deve ser colocada também em uma base  de treliça de madeira que não deve levar espuma ou outros matérias isolantes, porém neste caso, as madeiras são mais grossas e menos flexíveis, e devem principalmente produzir um som agradável ao toque com o sapato de sapateado para propagar o som. Aulas de sapateado em pisos inadequados, induz ao sapateador ao maior esforço muscular, gera maior impacto sobre os joelhos e não fornece a estabilidade necessária a execução dos passos.
Portanto, observe sempre o piso em que você deve praticar sua dança, ele é mais  importante do que possa parecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário