segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Bertha Rosanova - Nossa 1º Grande Bailarina

Bertha Rozenblat nasceu em 31 de agosto de 1930, no Rio de Janeiro, e recebeu de Eugenia Feodorova o nome artístico Bertha Rosanova.

Filha única de pais poloneses, aos oito anos de idade iniciou seus estudos de ballet na Escola de Danças do Theatro Municipal do Rio de Janeiro criada por Maria Olenewa, esta que foi uma de suas mestras.
“Em 1943, apenas com 13 anos ingressava no Corpo de Baile Oficial do Teatro Municipal do Rio de Janeiro através de uma seleção, e dois anos mais tarde, com quinze anos, era nomeada “Primeira Bailarina”. Neste teatro, trabalhou com diversos coreógrafos como Yuco Lindenberg, Igor Schwezoff, Madelene Rosay, Leonide Massine, Aurélio Millors, Willam Dólar, Tatiana Leskova e Eugenia Feodorova, entre outras figuras importantes do ballet nacional e internacional.
Primeira Bailarina Absoluta do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Bertha recebeu por três vezes a Medalha de Ouro das Associações dos Críticos Teatrais, como melhor bailarina brasileira, em 1948, 1951, e 1959. Sempre com enorme sucesso de crítica e público, Bertha excursionou por diversos países da América do Sul, França, África do Norte e Suíça.
Bailarina de inigualável dom artístico permanece como símbolo do ballet brasileiro, “A Magnífica”, sem dúvida nossa bailarina maior.
Seu vasto repertório incluiu todos os grandes clássicos e ballets especialmente criados para ela, destacando-se “o Lago dos Cisnes” em quatro atos, dançado completo pela primeira vez na América do Sul, sob direção de Eugenia Feodorova (quando recebeu o título de “Primeira Bailarina Absoluta do Brasil”).
Em 1983, Bertha Rosanova recebeu o prêmio Pedro Ernesto da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, como gratidão a uma das mais eminentes expressões da dança aqui radicadas.”
Bertha dirigia e dava aulas na sua própria academia fundada em 1957, e periodicamente ensaiava as bailarinas do Theatro Municipal. Vítima de câncer nos brônquios e nos pulmões, estava enternada no mesmo dia em que foi homenageada em um grande espetáculo no Theatro Municipal, mas não chegou a ver a homenagem. A bailarina deixa marido, uma filha e dois netos, além de inumeras admiradoras e alunas de sua escola de ballet.
Uma grande perda, sem duvida, para o meio artistico brasileiro.


Bertha Rosanova
"O  Lago dos Cisnes
"







Bertha Rosanova e Aldo Lotufo –
La Bayadera,
 remontagem de Eugenia Feudorova



Bertha em seu Estúdio,
 bairro de  Laranjeiras -  RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário