terça-feira, 15 de novembro de 2011

Rond de Jambe


Literalmente, "movimento circular da perna". A perna que está trabalhando descreve um círculo tanto na terra (àterre) como o ar (en l'air).


 Rond de Jambe  à terre
Rond de jambe feito no chão. Um exercício da barra ou do centro onde uma perna descreve séries de movimentos circulares no chão. As duas pernas devem permanecer perfeitamente reta e todo o movimento deve vir do quadril. O dedo do pé que trabalha não sai do chão e não ultrapassa a quarta posição ouvert ou atrás. 

Aprenda passo a passo como se faz um Rond de Jambe à terre.
Segura com uma das mãos a barra de equilíbrio
 
Enquanto segura a barra levemente para apoio, estique seu pé para a frente, em um battement tendu.
Leve sua perna para o lado
Liderando com o pé, como se fosse um círculo leve perna para o lado, deslocando-se lentamente no chão.
Leve sua perna para trás
Continue circulando em torno de sua perna para trás, permitindo que seus dedos suavemente varra o chão. Mova sua perna e sem atritos.
Deslize o pé à posição inicial
Para completar o rond de jambe, deslize seu pé para frente para a posição inicial, mantendo contato com o chão. Lembre-se que um rond de jambe podem ser realizados no sentido inverso, com o pé apontando para a primeira volta, em seguida, circulando ao redor para a frente.

Rond de jambe en l'air

 Rond de jambe no ar. Ronds de jambe en l'air são feitos tanto na barra quanto no centro, e pode ser simples, duplo, en dehors ou en dedans. O dedo do pé que trabalha executa um movimento oval. A coxa deve se mexer o mínimo possivo e os quadris devem ser virado bem. A ponta do pé deve passar mais ou menos pela altura do joelho de base. O ápice do movimento é quando o pé fica em segunda posição en l'air.



O rond de jambe en l’air é um exercício que se caracteriza pelo movimento semicircular, descrito pela perna, no ar. Ele pode ser executado simples ou duplo, em dedans e em dehors. É importante  notar aqui, nesta altura do desenvolvimento dos exercícios na barra, a preparação dos diferentes músculos da perna, a elevação, a sustentação, e o alongamento necessário para o trabalho en l’air.
O rond de jambe en l’air pode ser desenvolvido na barra, em combinação com o battement fondu. Mantendo o alongamento do corpo numa só linha de eixo com a perna de sustentação, a outra perna é levada à la seconde, en l’air. O exercício é desenvolvido a 90 graus.
A perna à la seconde deve manter o encaixe do quadril aberto. À rotação de em dehors, sustentada pelo calcanhar, musculatura das pernas e tendão de Aquiles, completamente alongados – joelho e pé, bastante esticados, formando uma só linha de continuação da perna.
Desenvolvimento do rond de jambe en l’air en dehors
O exercício é executado en l’air a 90 graus, mantendo a coxa e o joelho, da perna à la seconde sustentados. Todo movimento é desenvolvido pela perna e pelo pé, abaixo do joelho (a coxa deve permanecer imóvel, quadril para baixo, encaixado e aberto).
O pé vem rapidamente marcando uma trajetória reta, até a altura  do joelho da perna de base, tocando-a suavemente, continuando o movimento de forma a descrever um semi-círculo, pela frente até voltar à la seconde.
A dinâmica é rápida e lenta. Ao abrir o semi-círculo, o movimento é feito lentamente como se o colo do pé empurrasse o ar, amortecendo o impulso empregado no início.
Desenvolvimento do rond de jambe en l’air en dedans
O exercício é executado en l’air, a 90 graus, mantendo a coxa e o joelho da perna à la seconde sustentados. Todo movimento é desenvolvido pela perna e pelo pé, abaixo do joelho (a coxa deve permanecer imóvel, o quadril para baixo, encaixado e aberto).
O pé vem rapidamente, descrevendo um semi-círculo pela frente até a altura do joelho da perna de base, tocando-a suavemente, continuando o movimento numa trajetória reta e lenta até à la seconde.
O movimento é aberto à la seconde, lentamente, empurrando o ar pelo colo do pé, sem solavancos. A dinâmica é rápida e lenta.
Observações
A finalização do rond de jambe en l’air é sempre marcada por uma breve sustentação à la seconde antes de iniciar-se novamente.
No Double rond de jambe en l’air, a dupla rotação do semi-círculo è descrita na altura do joelho, abrindo-se em seguida à la seconde. O exercício de rond de jambe en l’air simples è desenvolvido decomposto a partir do III grau. A perna à la seconde en l’air deve estar a uma altura de 45 graus ou 60 graus.
Função do Rond de Jambe en l’air
Este é um exercício obrigatório para preparação de movimentos rápidos em passos batidos. O exercício de rond de jambe en l’air não é importante somente por ajudar o bailarino a fortalecer a sustentação, elevação e imobilidade da coxa, numa posição aberta e encaixada, mantendo o quadril em plano uniforme e parte superior do corpo alongada, mas principalmente por propiciar o desenvolvimento do movimento de rotação semi-circular feito pela perna e pelo pé, abaixo do joelho, sem alteração destes outros requisitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário