quarta-feira, 29 de junho de 2011

O que é Ballet de Repertório ?


Ballet de repertório é o tipo de ballet que contém uma história dentro dele, que precisa contar com um número razoável de bailarinos e coreografias para ser executado. 
É um conjunto de coreografias querendo contar uma histórinha. Tem um conjunto de passos que deve ser seguido, minuciosamente (apesar de as vezes, o coreógrafo fazer adaptações, que devem sempre ser citadas).
Os ballets de repertório contam uma história usando a dança, a música e a mímica. Foram montados e encenados durante o século XIX, e até hoje são remontados com as mesmas músicas e suas coreografias de origem, baseados no estilo da escola que vai apresentá-lo. Seguem tradicionalmente sua criação. No palco se apresentam os grandes bailarinos, o corpo de baile e etc. Obs.: normalmente as sequencias de passos não podem ser mudados.Exemplo: se a cena 1 , tem um adagio, não se pode retirar para colocar um alegro. São obras montadas antes do século XX que são patrimônio da Humanidade.
Hoje apresentaremos "La Sylphide", o  primeiro ballet de repertório dançado com as sapatilhas de ponta .

La Sylphide, apresentada em 1832 na Ópera de Paris, é um ballet de dois atos com coreografia de Filipo Taglioni, pai de Marie Taglioni, e criador das sapattilhas de ponta.
Este ballet, com música de Herman Levenskiold, se passa em algum lugar da Escócia.
Marie Taglioni foi a primeira bailarina a dançar este ballet, pois seu pai coreografou-o especialmente para ela. Ao vê-la dançar, o grande poeta francês Théophile Gauthier, disse que ela era "tão sublime e tão grande como Lamartine e Byron", os dois grandes poetas do Romantismo.
Os figurinos são os famosos tutus românticos, com asinhas de prata na altura acima da cintura.

 Trama

Conta a história de James, um camponês escocês, que estava prestes a se casar com Effie, também camponesa. Porém uma Sílfide e James se apaixonam no dia do casamento. Então, James abandona sua noiva, parentes e amigos em seu casamento para ficar com a Sílfide. James percebe que é impossível manter a Sílfide como uma mortal. Uma bruxa chamada Madge vê que os dois estão mesmo apaixonados e dá um lenço mágico para James e diz que ele deve amarrar o lenço na cintura da Sílfide. Ela explica para James que este lenço fará com que as asas da Sílfide caiam e desse modo a Sílfide não poderá mais voar. Quando a Sílfide coloca o lenço, ela cai morta no chão e com ela vai embora a esperança de James viver feliz para sempre com seu grande amor. As sílfides e os amigos da Sílfide a levam embora, e James percebe que Effie está se casando com outro homem. Furioso, James enfrenta Madge que acaba matando-o.




terça-feira, 28 de junho de 2011

Competições de Dança

Uma competição de dança é um evento organizado em que os concorrentes executam danças perante um juiz ou juízes visando prêmios e, em alguns casos, prêmios em dinheiro. Existem vários tipos principais de competições de dança, que se distinguem principalmente pelo estilo ou estilos de dança executados. Os principais tipos de competições de dança incluem:
  • Dança Competitiva, em que uma variedade de estilos de danças teatrais, como , ballet, jazz, hip hop, sapateado e outros, são permitidos.
  • Competições abertas, que permitem uma grande variedade de estilos de dança. Um exemplo disto é o popular programa de TV  So You Think You Can Dance.
  • Dança Esportiva, que é focada exclusivamente em dança de salão e dança latina. Exemplos disso são populares programas de televisão Bailando por um sonho e Dancing with the Stars   .
  • Competições de estilo único, como dança escocesas, dança de equipe (dance squad) e dança irlandesa, que só permitem um único estilo de dança.
Hoje, há vários concursos de danças, inclusive na televisão e na internet.
A In´Cena cia de Dança, é uma Escola que participa de todos os importantes Festivais pelo Brasil e fora dele, dentre eles podemos destacar:
YAGP (Youth American Grand Prix), Danza América,  Festival de Dança de Joinville, Seminário Internacional de Dança de Brasília,  CBDD, Festival Nacional de Dança Spinelli, Festival de Dança de Rio das Ostras, Festival de Dança de Campos de Jordão, Festival Corpo Livre entre muitos outros com premiações importantes como melhor Escola e melhores bailarinos e coreógrafos.
In´Cena cia de Dança, divulgando talentos.

domingo, 26 de junho de 2011

Estudos e técnicas de dança


No início dos anos 1920, os estudos de dança (dança prática, teoria  crítica, análise musical e história) começaram a ser considerados uma disciplina acadêmica . Hoje, esses estudos são parte integrante de muitos programas de artes e humanidades das universidades. No final do século XX, o reconhecimento do conhecimento prático como equiparado ao conhecimento acadêmico levou ao aparecimento da [pesquisa prática] e da prática como pesquisa. Uma grande variedade de cursos de dança estão disponíveis, incluindo:
  • prática profissional: performance e habilidades técnicas
  • prática de pesquisa: coreografia e performance
  • etnocoreografia, abrangendo os aspectos de dança relacionados com antropologia, estudos culturais, estudos de gêneros, estudos de áreas, teoria pós colonial, etnografia etc.
  • dança terapia ou terapia por movimentos de dança.
  • Dança e tecnologia: novos meios de comunicação e o desempenho [tecnologias].
  • Análise de Movimento de Laban e estudos somáticos.
Graus Acadêmicos estão disponíveis desde o bacharelado até o doutorado e também programas de pós doutorado, com alguns estudiosos de dança fazendo os seus estudos como estudantes maduros depois de uma carreira profissional de dança.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Classificações e Gêneros de Dança

Várias classificações das danças podem ser feitas, levando-se em conta diferentes critérios.
  • Quanto ao modo de dançar:
    • Dança solo ex.: coreografia de solista no ballet ( variação), sapateado e ...;
    • Dança em dupla ex.: tango, samba, valsa, bolero e  etc;
    • Pas de deux : ballet clássico, moderno e etc
    • Dança em grupo ex.: danças de roda, sapateado e etc.
  • Quanto a origem:
    • Dança folclórica ex.: catira, carimbó, reisado etc;
    • Dança histórica ex.: sarabanda, bourré, gavota etc;
    • Dança cerimonial ex.: danças rituais indianas;
    • Dança étnica ex.: danças tradicionais de países ou regiões.
  • Quanto a finalidade:
    • Dança erótica ex.: can can, striptease, pole dancing;
    • Dança cênica ou performática ex.: ballet, dança do ventre, sapateado, dança contemporânea;
    • Dança social ex.: dança de salão, axé, tradicional;
    • Dança religiosa/dança profética ex.: dança sufi.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

A dança como educação


A dança no contexto educacional brasileiro aparece como conteúdo da disciplina Artes; e é citada nas atividades Ritmicas e Expressivas da Educação Física. O profissional de Arte trabalha a dança como atividade e linguagem artística, forma de expressão, como conceito e linguagem estética de arte corporal. Enquanto que o profissional de educação física se utiliza da dança de forma instrumental, assim como a ginástica, os esportes e as lutas, enfocando o aspecto bio-fisiológico, e forma de atividade para condicionamento físico, visando bem estar e saúde que é sua área de atuação.
É preciso deixar claro que professor de educação física não é professor de dança. Apesar deste profissional se utilizar da dança como instrumento, em academias de ginástica para obter condicionamento físico e melhorar a qualidade de vida por exemplo. Os cursos de Educação Física não formam ou qualificam profissionais de dança, seja o artista bailarino, dançarino ou coreógrafo.
O ensino da dança nas escolas brasileiras deve ser abordado dentro do conteúdo Artes, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (fonte www.mec.gov.br)constitui componente curricular obrigatório, contemplando para o ensino fundamental Artes Visuais, Dança, Música e Teatro, e, para o ensino médio, além destas linguagens já citadas, há a inclusão das Artes Audiovisuais. (PCN - BRASIL, 2000, p. 46)
A abordagem da dança dentro do contexto da educação física é complementar e deve auxiliar no preparo físico para que os profissionais de artes possam atuar.
A dança é uma área de conhecimento autônoma, até mesmo dentro das Artes, e é preciso ser respeitada e reconhecida como tal. A formação para professores e artistas de dança é adquirida nos cursos superiores de dança (bacharelados e licenciaturas) e a profissão é regulamentada pela Lei 6.533/78 a Lei do Artista.

"Para ser um grande bailarino do futuro, o  aluno precisa ter um grande aprendizado"

quarta-feira, 22 de junho de 2011

O surgimento de novos estilos

A história da dança cênica representa uma mudança de significação dos propósitos artísticos através do tempo.
Com o Ballet Clássico, as narrativas e ambientes ilusórios é que guiavam a cena. Com as transformações sociais da época moderna, começou-se a questionar certos virtuosismos presentes no balé e começaram a aparecer diferentes movimentos de Dança Moderna. É importante notar que nesse momento, o contexto social inferia muito nas realizações artísticas, fazendo com que então a Dança Moderna Americana acabasse por se tornar bem diferente da Dança Moderna Européia, mesmo que tendo alguns elementos em comum.
A Dança contemporânea como nova manifestação artística, sofrendo influências tanto de todos os movimentos passados, como das novas possibilidades tecnológicas (vídeos, instalações). Foi essa também muito influenciada pelas novas condições sociais - individualismo crescente, urbanização, propagação e importâncias da mídia, fazendo surgir novas propostas de arte, provocando também fusões com outras áreas artísticas como o teatro por exemplo.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Pequena história do Ballet Clássico


A história do ballet clássico propriamente dita começou por ocasião no casamento do Duque de Milão, na Itália em 1489. Durante o acontecimento, foi apresentado pela primeira vez um espetáculo de ballet. E o curioso ficou por conta do grupo que era formado apenas por bailarinos homens, já que as mulheres, não tinham permissão para bailar em público.
Os trajes eram pesados, limitando os movimentos tornando-os curtos e de pouca variedade.
O baile executado foi um momento extraordinário da coreografia italiana.
Logo outras cortes copiaram o feito e assim o ballet se espalhou por toda a Europa, principalmente na França. Levado pela rainha Catarina de Medicis, a principio para entreter seus três filhos, alcançando grande êxito e transformando-se no centro de maior projeção.
Mas somente com Luis XIV o ballet tomou o verdadeiro impulso, pois graça a ele foi fundada a Academia Real de Música, onde existe o famoso teatro de L’ Ópera de Paris. Ele se notabilizou também com sua participação em ballets como “Le Ballet Royal dela Nuit” como Rei sol.
Foi dessa academia que saíram as primeiras bailarinas, entre elas Maria Camargo, mais conhecida como “La Camargo”, que provocou sensação ao se apresentar com uma saia mais curta (na altura da canela) que os padrões da época, além de usar sapatilhas sem saltos. Mas o escândalo não ficou pior pelo fato de estar sendo introduzidos ao mesmo tempo técnicos como as cinco posições dos pés e o entrechat quatro, método elaborado por seu professor Pierre Beauchamps e que permanece até hoje.
Maria Sallé foi outra bailarina que revolucionou os costumes da época. Em 4 de fevereiro de 1733, ela inaugurava o Convent Garden de Londres, teatro que abriga nos dias atuais o Royal Ballet. Para esse que se tornaria um grande momento histórico, ela se vestiu apenas com uma túnica grega de museline branca e cabelos soltos sem ornamentos, ressaltando sua graça e expressividade, o que levou o público ao delírio.
Com tantas inovações o Sr. Maillot, figurinista de L’ Ópera, produziu as primeiras malhas adotadas antes pelos homens e seguida pelas mulheres para cobrir as pernas desnudas provocadas pelo uso de tecidos leves e transparentes, vestuário adotado definitivamente pela revolução Francesa.
Combinando com todo esse despojamento, surge o grande reformista Neverre que diz: “destruir as máscaras, queimar as cabeleiras ridículas e entre outras coisas, mais ação e expressão para a dança”.
Sua genialidade não foi bem aceita em Paris tendo que emigrar para o estrangeiro, onde foi calorosamente recebido, sendo considerada uma das figuras mais notáveis do século XVIII.

Inaugurando a fase romântica do ballet, surge Maria Taglione (1808 - 1884), bailarina sueca que encantou o mundo usando pela primeira vez sapatilhas de ponta fabricada por seu pai e professor, o Italiano Felippo Taglione, causando grandes mudanças no ensino da dança, com exercícios de ponta.
“La Sylphide” foi o primeiro ballet que lhe deu maior notoriedade e  também “Pas de Quatre”, encomendado ao coreógrafo Jules Perrot pela rainha Victoria da Inglaterra, para ver realizado seu desejo de reunir as quatro maiores bailarinas da época: Maria Taglione, Fanny Cerito, Carlota Grisi e Lucille Grahn.
O tema preferido dessa época era o sobrenatural e para dar maior ilusão, as bailarinas eram suspensas por arame num mecanismo complicadíssimo, abolido atualmente.
Paris continuava sendo o grande centro artístico do ballet, mas foi Carlos Blasis na Itália que elaborou o primeiro Tratado Elementar, teórico e prático de dança em 1820 (Milão).      
Visitada freqüentemente por artistas franceses e italianos a Rússia inaugura a Escola Imperial de S. Petersburgo (Leningrado), recebendo crianças de 10 anos e que aos 18, depois de formadas ingressavam para o corpo de baile do teatro Maryinski. Dessa escola saíram nomes como Fokine que revolucionou a arte de coreografar e com a ajuda do empresário Sergei Diaghelev, deu novos rumos à dança, inclusive com um espetáculo memorável em Paris em 1909, reunindo os maiores nomes de todos os tempos como: Ana Pavlova, Vaslav Nijinski e Tâmara Karsavina.
No Brasil a chave mestra desta nobre arte foi Maria Olenewa, que em 1927 ao abandonar sua brilhante e gloriosa carreira como 1° bailarina da Cia. De Leonide Massine, resolve fundar a 1° Escola Oficial de Danças do Teatro Municipal do Rio de Janeiro em 11 de abril, e três anos depois oficializava o corpo de baile desse mesmo teatro.
Música, cenário e movimento deixam a coreografia de nosso tempo a um nível imbatível. Hoje a Itália, França, Inglaterra, Rússia e EUA, disputam a supremacia dessa arte, mas comparar com outros tempos é uma tarefa quase impossível.




segunda-feira, 20 de junho de 2011

O que é Dança ?

           A Dança é uma das três principais artes cênicas da Antiguidade, ao lado do Teatro e da  Música. No antigo Egito já se realizava as chamadas danças astroteológicas em homenagem ao Deus Osíris. O caráter religioso foi comum às danças clássicas dos povos asiáticos. Na Grécia Clássica, a dança era frequentemente vinculada os jogos, em especial aos olímpicos. A dança se caracteriza pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos (coreografia) ou improvisados (dança livre). Na maior parte dos casos, a dança, com passos cadenciados é acompanhada ao som e compasso de música e envolve a expressão de sentimentos potenciados por ela.
             A dança pode existir como manifestação artística ou como forma de divertimento e/ou cerimônia. Como arte, a dança se expressa através dos signos de movimento, com ou sem ligação musical, para um determinado público, que ao longo do tempo foi se desvinculado das particularidades do teatro.
Atualmente, a dança se manifesta nas ruas em eventos como "Dança em Trânsito", sob a forma de vídeo, no chamado "vídeodança", e em qualquer outro ambiente em que for contextualizado o propósito artístico.






domingo, 19 de junho de 2011

E nasce o blog da In´Cena cia de Dança...




Acaba de nascer o Blog da In´Cena cia de Dança, onde os apaixonados pela dança, e os que ainda não descobriram o prazer dela, irão encontrar muitas informações, dicas, histórias, enfim, tudo o que vocês querem saber sobre essa maravilhosa arte.
A dança é a única forma universal de expressar sentimentos, substituir palavras e conquistar atenção de forma objetiva ao sucesso esperado.
A dança  nasce no interior e transpassa para o exterior do corpo , essa cultura segue uma expressão de arte que dá forma ao seu artista.E todo artista tem a sua forma de expressar.Entretanto toda essa obra prima tem um toque especial do seu autor.
"Seja você o autor da sua própria arte"