terça-feira, 26 de julho de 2011

Ballet, quando começar?


Esta é uma pergunta muito frequente feita nas Escolas e Academias de Ballet,e suponho que seja muito feita também nas diversas academias pelo Brasil. Segue então, uma das mais claras explicações que já li. O trecho seguinte faz parte do livro : Ballet Arte, de Dalal Achcar.


"Sete anos é a idade mínima (a ideal é nove) para se iniciar o estudo sério de ballet. Quando a criança for excepcionalmente desenvolvida, aperentando, aos seis anos, ter sete ou mais, poderá, então, começar seus estudos de ballet. Antes disso só mesmo o que chamamos de iniciação musical, ou baby class, que é mais uma aula de ritmo, coordenação com palmas e danças de rodas. Até essa idade, o ballet acadêmico é contra-indicado em todos os sentidos (físico e mental), como sabem os bons professores que procuram explicar às mães ansiosas para verem as filhas dançando (principalmente nas pontas), as razões desse impedimento. Há vários exemplos de crianças talentosas que ficaram irrecuperáveis para a carreira de ballet, porque começaram (nas pontas) cedo demais. Nos casos de indicação médica de ballet antes dos sete anos (para correção de pés chatos , coluna vertebral, de defeitos causados pela paralisia infantil, ou para tratamento de asma) existem exercícios baseados no ballet que podem ser utilizados até que a criança atinja a idade para iniciar-se na dança. Quanto a "  dança"  nas pontas, é absolutamente proibida antes dos oito anos de idade e de dois, ao menos, de estudo de ballet."


Então, o ballet clássico é uma atividade que pode começar cedo (três anos de idade), mas os pais devem ter o cuidado ao procurar a Escola de Dança que ensinem corretamente, dando valor ao  fisico e a idade da criança, e respeitando os limites delas, para que no futuro, elas tenham um desenvolvimento apropriado para a dança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário