quarta-feira, 20 de julho de 2011

Dom Quixote


 Dom Quixote

 Ballet em três atos baseado na obra homônima de Miguel de Cervantes.
Estréia: 26 de Dezembro de 1869, no Teatro Bolshoi pelo Ballet Imperial.
Coreografia: Marius Petipa e Alexander Gorsky.
Figurinos: Vadim Rindim.
Cenários: Vadim Rindim.
Iluminação: Natasha Katz.
Música: Ludwing Minkus.
Bailarinos de estréia: Anna Sobeshenskaya (Kitri), Serguei Sokolov (Basilio).

 História

Prólogo:

Levado pela visão de Dulcinéia, Dom Quixote começa sua aventura ao lado de seu fiel escudeiro Sancho Panza.

Ato I:O Mercado

   Em Sevilha, Kitri, a filha de Lorenzo, está apaixonada por Basilio, mas decobre que seu pai quer casá-la com Gamache, um nobre. Dom Quixote e Sancho Panza entram na vila, provocando grande comoção. Ao olhar para Kitri, Dom Quixote pensa que achou sua Dulcinéia. Movidos pela idéia do casamento arranjado, Kitri e Basilio, aconselhados por Espada e Mercedes, decidem seguir Dom Quixote e Sancho Panza. Gamache e Lorenzo perseguem o casal.



Ato II. Cena I:Acampamento cigano. 
 




Dom Quixote e Sancho Panza descobrem o casal fugitivo em um amigável acampamento cigano. Onde o casal dança e assiste à uma peça encenada pelas crianças do acampamento, esta peça simboliza a história do casal. Todos estão inspirados pelo clima de romance da noite. A visão de Dulcinéia aparece novamente para Dom Quixote, que percebe que Kitri não é sua idealizada, e que pertence a Basilio. De repente o vento ganha ímpeto. Dom Quixote então ataca os moinhos de vento, pensando que são gigantes ameaçando a segurança de Dulcinéia. Se sentindo miserável, ele cai em sono profundo.

Ato II. Cena II: O sonho.

Desacordado pelo tombo que tomou lutando contra o moinho de vento, Dom Quixote tem um sonho encantado com a imagem de Kitri e sua amada Dulcinéia, neste sonho ele é flechado pelo cupido e confundido pelas driades que nunca deixam que ele se aproxime de sua amada.

Ato II. Cena III:
É Aurora. Lorenzo e Gamache interrompem o sonho de Dom Quixote. Simpatizante do amor do jovem casal, Dom Quixote diz o caminho errado para os homens. Porém Sancho o corrige de seu intencional erro e revela o verdadeiro caminho que kitri e basilio tomaram.

Ato II. Cena IIII: 

A taverna. Finalmente descoberta, Kitri é forçada por Lorenzo a aceitar o casamento com Gamache. O frustrado Basilio comete 'suicídio'. Sem saber da farsa, Kitri implora que Dom Quixote convença Lorenzo a desposar o 'cadáver'. Então Basilio 'ressucita'. Kitri vai se arrumar para o casamento enquanto Dom Quixote e Basilio agradecem Lorenzo e Gamache por terem aceitado o inevitável.

 Ato III: O casamento. 

A vila celebra o matrimônio. Dom Quixote congratula o casal, dá um caloroso adeus e continua suas aventuras.



Nenhum comentário:

Postar um comentário