sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Demi Plié e Grand Plié

Pliés
Os exercícios de barra seguem um padrão de progressão regular, com exercícios mais lentos, movimentos básicos, e ao longo do tempo, eles vão ampliando sua complexidade e ganham mais velocidade e dinâmica. E sempre, desde o primeiro até o último dia de aulas de ballet de sua vida, você começará suas aulas com exercícios de barra realizando pliés.

Embora o plié seja sempre o primeiro exercício de ballet que você aprende na vida, ele não pode nunca ser ignorado, pois irá te acompanhar por todo seu estudo em ballet.
Os pliés são, de fato, um dos mais importantes - se não o mais importante – exercício que você irá fazer em sala de aula.

Os exercícios de pliés são geralmente uma combinação de demi-plies e grand-plies, de modo que você, enquanto dobra os joelhos, ensina a virilha a girar as coxas para fora. Além disso, seus tornozelos são preparados para resistir às quedas, seus pés para fazer o relevé, e seu tronco para ficar ereto, entre outros sub-objetivos que o plié traz em sua execução.

Podemos então dizer que o plié é o alicerce de todo o resto do ballet e, portanto, se você o fizer corretamente, elimina a possibilidade de errar nos demais exercícios, já que suas pernas estarão preparadas para executar todos os outros movimentos. Além disso, a força muscular que você constrói em suas coxas durante este exercício se torna a sua fonte de energia para realizar qualquer movimento mais complexo.
Demi plié: pequena dobra dos joelhos.

Cada vez que o joelho dobra, ele deve dobrar até o fundo, isto é, o máximo possível, fazendo-se força no músculo das coxas para não deixar o joelho cair para frente, forçando-se ao máximo o tendão de Aquiles e mantendo o calcanhar totalmente no chão.

Manter as costas retas e o braço na segunda posição. Agora dobre seus joelhos apontando os joelhos para fora, sem tirar os calcanhares do chão. Mantendo o quadril encaixado, a barriga para dentro e a postura. Os braços acompanham o movimento do exercício.

Um demi plié é o início e acabamento de cada salto. É um dos mais importantes movimentos do vocabulário do ballet e se não for executado corretamente, pode causar lesões nos joelhos, tornozelos e quadris. 


Demi Plié Correto na 1º posição:


 Demi Plié Incorreto na 1º posição.

 Repare que ela está com o bumbum empinado, as costas inclinadas para frente e o quadril sem encaixe.
 
Demi Pliés Corretos nas 4º e 5º posições.


Demi Plié Correto na 2º posição.

 
Demi plié: pequena dobra dos joelhos.

Cada vez que o joelho dobra, ele deve dobrar até o fundo, isto é, o máximo possível, fazendo-se força no músculo das coxas para não deixar o joelho cair para frente, forçando-se ao máximo o tendão de Aquiles e mantendo o calcanhar totalmente no chão.

Manter as costas retas e o braço na segunda posição. Agora dobre seus joelhos apontando os joelhos para fora, sem tirar os calcanhares do chão. Mantendo o quadril encaixado, a barriga para dentro e a postura. Os braços acompanham o movimento do exercício.

Um demi plie é o início e acabamento de cada salto. É um dos mais importantes movimentos do vocabulário do ballet e se não for executado corretamente, pode causar lesões nos joelhos, tornozelos e quadris. 


Demi Plie Correto na 1º posição:


 Demi Plie Incorreto na 1º posição.





 Repare que ela está com o bumbum empinado, as costas inclinadas para frente e o quadril sem encaixe.
Demi Plies Corretos nas 4º e 5º posições.


Demi Plie Correto na 2º posição.

Um detalhe importante: você deve manter os pés na mesma linha do joelho, nem mais para dentro e nem mais para fora, e não flexionar os pés tirando os calcanhares do chão.
Grand Plié

A primeira sensação que um bailarino tem ao executar um grand plié é a de alongamento.
Os pés pressionam o chão, enquanto a parte superior do corpo se alonga para cima.
Os músculos da perna são alinhados, colocando as coxas em en dehors tanto quanto os joelhos e os pés. Isso permite que tudo fique em uma só linha,
e que o pé fique grudado ao chão (no início do movimento).
Enquanto desce, o bailarino continua a se alongar para cima usando os seus músculos abdominais, sendo que as omoplatas estão para baixo.
Todos os dedos devem estar alongados no chão, principalmente o dedo mindinho,
que tem a tendência de sair do chão levando o peso do corpo para o dedão.
Isso desloca o quadril para trás, e causa uma torsão nos joelhos.
Atenção: quem tem metatarso caído (diminuição do arco do pé)
tem uma maior tendência a fazer isso!
O grand plié é um movimento só: quando o quadril começar a se desalinhar dos joelhos
e dos pés é o momento de retornar, por isso o tamanho do grand plié muda
conforme o tipo físico do bailarino.
Na subida, devem-se colocar os calcanhares o mais rápido possível no chão,
sem com isso alterar o ritmo do movimento.
A cabeça deve acompanhar a trajetória da mão.
Com isso, os músculos do pescoço são trabalhados, tirando dele a tensão.
Atente para a respiração: inspira-se no início, quando o corpo está alongando,
e expira-se durante o exercício.


 
Grand plié: grande dobra dos joelhos. 

O grand plié começa com o demi plié e é, como este, da maior importância para o trabalho de virar as pernas en dehors, a partir dos quadris e interior das coxas, pois, com os dois pés no chão e o peso do corpo bem distribuído entre as duas pernas, este trabalho é mais facilmente conseguido. O grand plié também aumenta a força das pernas, pois para se executar corretamente o gran plié é necessário descer e subir com a força das coxas e nunca com o do corpo.
Deve-se cuidar muito para que os joelhos dobrem sempre na direção da ponta dos pés, forçando a abertura da parte interna das coxas, apertando-se as nádegas e mantendo-se o corpo e as costas retos. Ele deve ser feito continuamente, evitando parar o movimento em baixo (o que se diz "sentar") para depois subir.

Faça o mesmo processo do exercício anterior, agora continue dobrando os joelhos até seu calcanhar sair do chão, mas sem sentar nos calcanhares, você deve manter a postura. Não se esqueça de manter a sua volta perfeitamente reta

Grand Plié Correto na 1ª:



  
Grand Plié Incorreto na 1ª:




Repare que a bailarina do exemplo quando está descendo, sai do seu encaixe inicial empinando o bumbum, descendo as costas para frente, chegando ao grand plie totalmente desalinhada.

Grand Plié na 2ª posição



O grand plié na 2ª posição é bem parecido com o demi, você só deve dobrar mais os joelhos, mas sem passar o quadril da linha dos joelhos, deixando as coxas na linha do chão e sem tirar o calcanhar do chão, diferente do grand plié na 1ª posição. 
 
Espero que  vocês tenham gostado da explicação, e hoje teremos mais um dia de Festival, então Boa Sorte para todos nós...

Nenhum comentário:

Postar um comentário