domingo, 14 de agosto de 2011

Romeo e Julieta


















Romeu e Julieta é a primeira tragédia de William Shakespeare sobre dois adolescentes completamente apaixonados, cuja "morte inoportuna" de ambos acaba unindo a família dos dois, que antes eram rivais. É seguramente uma das maiores obras da dramaturgia mundial. Fora traduzida para vários idiomas. Há centenas de adaptações teatrais e cinematográficas da obra (entre os mais populares são os dirigidos por Zeffirelli e Luhrmann). Inúmeras são também as inspirações musicais sobre este drama (sem reminiscência e balé de Tchaikovsky e Prokofiev e o famoso musical West Side Story).
A vida dos dois protagonistas foi assunto de destaque na época e durou séculos. Ainda hoje, o romance dramático de Romeu e Julieta possui um valor completamente simbólico, como se divergesse o tipo do amor perfeito, aquele que suporta os preconceitos e os atritos. O drama shakespeariano nasceu clássico e aqueles que entram em contato com este clássico, logo compreendem uma direta amorosa do sentimento amoroso tão admirável e poético.

Alessandra Ferri
 
Trama
Logo após o coro, o Ato I é iniciado com uma rua de Verona, do qual os Montecchio estão confrontando-se com os Capuletos. A briga é interrompida por Escalo, príncipe de Verona, que declara morte aos chefes de ambas as famílias, caso eles não terminem com essa luta e, em seguida, dispersa a multidão. Mais tarde, Páris, um jovem nobre, pede em casamento ao Sr. Capuleto a sua filha de quatorze anos, Julieta. O Sr. Capuleto o convida a uma festa que haverá naquela noite, do qual ele terá a oportunidade de atrair a atenção de Julieta.
Enquanto isso, Benvólio, sobrinho do Sr. Montecchio, conversa com seu primo Romeu. Ele descobre que seu primo anda triste e apaixonado por uma garota chamada Rosaline. Após a grande insistência de Benvólio e de seu outro amigo Mercúcio, Romeu decide assistir a festa de máscaras na casa dos Capuletos, na esperança de encontrar-se com Rosaline. Romeu assiste a festa como planejado, até se apaixonar por Julieta. Julieta apaixona-se completamente por ele também. Os dois trocam pequenas palavras. Romeu, arriscando sua vida, permanece no jardim dos Capuletos após o término da festa, e na famosa cena do terraço, os dois declaram o amor que um sente pelo outro e decidem-se ficarem juntos em segredo. No dia seguinte, o Frei Lourenço decide casá-los, para também promover a paz entre ambas as famílias.
No entanto, algo perigoso acontece: Tebaldo, primo de Julieta, de temperamento desafiador, reúne Romeu e tenta provocá-lo para um duelo de espadas. Romeu recusa-se, mas Mercúcio aceita em seu lugar. Depois de um pequeno confronto, Mercúcio morre e Romeu, furioso com a morte do amigo, confronta-se com Tebaldo; este morre. Benvólio então grita para Romeu fugir e este o faz desesperadamente. O príncipe declara punição a Romeu. Deixa-o viver, embora resolva por final bani-lo para sempre de Verona. A essa altura Julieta recebe a notícia dos acontecimentos e mantém-se completamente apaixonada pelo marido. A ama de Julieta, uma carinhosa mulher, conversa com ela e nestes diálogos fica claro o amor de Julieta por Romeu.

Julieta pede à ama que entregue a Romeu um anel, como prova de seus sinceros sentimentos. E, mesmo que seja arriscado, dá o recado de que Romeu precisa vir encontrar-se com ela às noites. Ao receber o anel, Romeu diz sentir seu coração mais fortalecido. De fato, Romeu e Julieta passam a noite apaixonadamente juntos.
Romeu parte para Mântua. Os Senhores Capuletos resolvem casar Julieta com o Conde Páris. O desespero de Julieta faz com que ela se encontre com o Frei Lourenço e ele resolve ajudá-la. Diz para aceitar o casamento apenas para despistar os pais. Julieta recebe um frasco de elixir para simular uma suposta morte. Tomando o conteúdo do frasco, sua família acreditaria em sua morte, o casamento com Páris não aconteceria e o Frei Lourenço, através de uma carta, falaria com Romeu para que ele voltasse. Dessa forma, os dois poderiam ficar juntos e até provavelmente fugir em segredo.
O que seria um plano perfeito transforma-se em uma sucessão de tragédias: a carta acaba sendo extraviada. Romeu, recebendo a notícia da morte da amada, angustia-se e compra um veneno para suicidar-se também. O jovem volta à Verona e toma o remédio diante do corpo de sua amada, morrendo junto a ela.
Quando Julieta acorda, o horror torna-se ainda maior. Seu desespero é grande e igual ao de quando Romeu pensou que ela estivesse realmente morta e, com o intuito de morrer ao seu lado, procure alguma gota de veneno em seus lábios. Sem saída, as mãos de Julieta apoderam-se de um punhal na bainha de Romeu e ela apunhala-se, caindo junto ao corpo dele.
As famílias Montecchios e Capuleto perdoam-se mutuamente logo após a descoberta do relacionamento amoroso e trágico de seus filhos, e a paz é mantida em nome do amor de Romeu e Julieta.
Principe: Uma paz triste a manhã traz consigo;
O sol, de luto, nem quer levantar.
Alguns terão perdão, outros castigo;
De tudo isso há muito que falar.
Mais triste história nunca aconteceu
Que esta, de Julieta e Romeu.
Romeu e Julieta, Ato V Cena III
Relações dos atos
 
 
A inspiração para Romeu e Julieta

Ao contrário do que se acredita, a trama de Romeu e Julieta não foi inventada por William Shakespeare. Na verdade, a peça é a dramatização do poema narrativo de Arthur Brooke: "A Trágica História de Romeu e Julieta" (The Tragicall History of Romeus and Juliet), de 1562. Shakespeare seguiu o poema de Brooke de forma relativamente próxima, mas enriqueceu sua textura adicionando detalhes tanto nos personagens principais quanto secundários, como com Mercutio.
O poema de Brooke também não era original. Em última análise, ele deriva de uma história de 1476, de Masuccio Salernitano, Mariotto e Gianozza, em Il Novelino. Luigi da Porto deu a forma moderna em Istoria novellamente ritrovatta di due Nobili Amanti, dando o nome de Romeu e Julieta (Romeus e Giulietta) aos personagens principais e mudando a história original de Siena para Verona. Matteo Bandello adaptou a história para incluí-la em Novelle, de 2005. O poema de Brooke é derivado do texto de Bandello.
De modo geral a história de amantes com destino trágico tem paralelos com muitos contos similares em diferentes culturas, incluindo Tristão e Isolda, Pyramus e Thisbe e outros. Essa história trágica é uma adaptação da história de Brooke.
                                







.


 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário