segunda-feira, 8 de agosto de 2011

La Fille Mal Gardeé



 Ballet em dois atos; coreografia de Jean Bercher Duberval (1742 – 1806), considerado por alguns como o criador do ballet comédia ou ballet-pantomiama.
Numa fazenda da França, moravam Lise e sua mãe, a viúva Simone. Lise estava apaixonada pelo camponês Colas, mas sua mãe tinha planos ambiciosos para o futuro; ela queria que a filha se casasse com Alain, um rapaz muito bobo, mas filho de Thomas, rico proprietário de um vinha.
O pobre Colas tinha de andar às escondidas dentro e fora da fazenda para se encontrar com Lise, mas, quase sempre acabava sendo descoberto e posto para fora aos pontapés por Simone. O casal tentava enganar a viúva, planejada novos encontros e nos poucos momentos que estavam juntos, juravam seu amor um pelo outro. Como se assinassem essa jura, os dois amarraram juntos alguns nós numa fita Lise deixava no celeiro nos dias em que não conseguia ver Colas e que ele sempre deixava na sua porta, para que ela soubesse que ele tinha estado lá.
Por esse tempo, na fazenda vizinha, ou Thomas conversa com o filho Alain sobre o casamento. Marcam uma visita a Simone e Lise a fim de oficializar o compromisso entre os jovens. Simone manda que Lise vá se arrumar com o vestido mais bonito para receber os convidados. Ciosa que ela faz com muita má vontade, se sentindo muito infeliz principalmente quando na chegada dos dois, Alain, bobo e sem graça, tenta se exibir fazendo gracinhas com o seu guarda-chuva. Por sorte, logo chega a hora da celebração da colheita do dia e Lise e Simone, seguidas pelos convidados, vão de charrete para os campos, levando vinho para festejar cm os camponeses. Lá seria mais fácil para os namorados se encontraram e escaparem juntos, mas mesmo com a animação de planejar com Thomas a festa do casamento. Simone não a deixava sozinha nem por um segundo. Todos dançavam juntos ao som de flautas e Alain quis dançar com Lise, mas era tão bobo que nem reparou quando, no meio da confusão, Colas apanhou seu par. Dançaram juntos trocaram beijos e sumiram na floresta. Simone foi informada de que os dois haviam desaparecido, mas os amigos de Lise e Colas, os mesmos que haviam distraído Alain, na hora das danças, também distraíram a viúva, pedindo-lhe que dançasse para eles, elogiando sua maneira de representar.
No meio da festa, o céu começou a escurecer, ameaçando uma enorme tempestade. Os camponeses saíram a procurar Lise e Colas depois do que voltaram todos rápidos para as suas casas antes que a chuva caísse.
Chegando em casa, Simone, depois de secar suas roupas e as da filha, resolve descansar um pouco, mas antes cuida de trancar a porta para Lise não sair e Colas não entrar. Ela adormece em cima da porta. Mais tarde, o barulho dos camponeses trazendo a colheita para secar, acorda Simone, que sai para pagar e dar vinho aos trabalhadores, tendo o cuidado de deixar Lise em casa com a porta trancada. Acontece que com os camponeses, também Colas veio até a casa de Simone e conseguiu entrar escondido. Lise, pensando estar sozinha, sonha em voz alta com o futuro dos dois, seu casamento, seus filhos e se assusta quando Colas aparece dizendo que concorda com tudo e adora aquele sonho. Eles estão trocando os lenços que usam no pescoço quando ouvem os passos da viúva Simone voltando para dentro de casa. Colas tenta se esconder no armário, embaixo da mesa e finalmente Lise o esconde no seu quarto. Sempre desconfiada, Simone nota que a filha está usando um lenço diferente e como castigo, tranca a moça dentro do quarto, ordenando-lhe que se arrume, pois seu noivo está para chegar.
Logo em seguida, chegam Thomas e Alain, acompanhados por um juiz e padre da cidade para assinar o contrato de casamento. Quando toda a papelada está pronta, Simone dá a Alain a chave do quarto de Lise para que ele vá buscá-la para a cerimônia. No momento em que o rapaz abre a porta, quase morre de susto ao encontrar Lise e Colas, um nos braços do outro, num grande abraço. Furioso, Thomas rasga o contrato de casamento e sai arrastando Alain consigo. Simone jura nunca mais perdoar a filha quando vê perdida a fortuna do fazendeiro, mas os amigos de Lise e Colas a consolam até que por fim, ela se acalma, ouve os pedidos dos dois namorados que juram seu amor e acaba abençoando o casamento.
Todos cantam e dançam de felicidade nos jardins da fazenda e no final da festa, Alain ainda aparece na casa de Lise para reclamar seu guarda-chuva deixado lá na pressa da saída, já esquecido da tristeza de perder a noiva.



Nenhum comentário:

Postar um comentário