quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Dança Cigana






A dança cigana apresenta por meio de movimentos, estilos e características próprias, a alegria e o sentimento da música cigana, demonstrando o ritmo da vida através da magia da dança. Em cada música a feminilidade explode em fogo, ritmo e em várias formas de expressão corporal que se completam numa verdadeira festa, cheia de vida e harmonia. Mas cabe colocar que o povo cigano prioriza a inteligência, que ensina a força interior que tem dentro de si; são a luz, inspiração, energia e amor. Povo que aprende desde cedo os dons mágicos das palavras e do respeito, é místico, alegre, íntegro e, sobretudo fiel às suas tradições, com fortes pontos em comum entre todas as partes do mundo. 
           Na dança a figura feminina é ainda mais exaltada, pois as mulheres são a personificação perfeita da figura cigana. Não gostam de cortar os cabelos, pois como eles nascem no alto da cabeça, estão naturalmente imantados com a energia mais pura e cortando-os, perde a força, inclusive a magia. São comuns os vestidos com grandes decotes. As ciganas quase sempre têm seios volumosos, que além de afirmar a força feminina, mostram a disposição que tem pela vida, pois o seio tem o papel de sustentar os ciganos que nascem.
A dança cigana faz viver intensamente as emoções, mostrando sensualidade e feminilidade com elementos culturais que atravessam os séculos, passando pela influência da Índia, Grécia, França e principalmente da Espanha. Ela é a união de varias nações e transmite uma grande e mágica energia.
Ao saírem da Índia, com suas danças pelo mundo os ciganos colheram as mais variadas influências folclóricas. Na Espanha influenciados pelo Flamenco as ciganas dançavam a vontade a Rumba Gitana, além da utilização do xale e leque. Na Rússia com seus lenços coloridos mostrava toda sua graciosidade. Na Hungria utilizando-se dos pandeiros adornados de fitas coloridas. No Oriente com os movimentos dos quadris revelam toda força, graciosidade e sensualidade. As influências vieram ainda dos povos Hebreus, Mouros, Bizantinos e Árabes. O Povo Cigano utiliza a música como uma forma de se aproximar de Deus, por isso, quando estão tristes ou alegres, recorrem à magia da dança para harmonizarem suas vibrações. E é através dela, que são abertos os portais que ligam o mundo espiritual ao material.  Anualmente no dia 24 de maio se realiza rituais de dança e música para louvar a Santa Sarah, a padroeira mundial do povo cigano. Conta-se na história que a origem da dança cigana vem da região da Kashemira, noroeste da Índia, fronteira com o Paquistão às margens do rio Indo, berço do povo cigano. Por volta de 3.000 anos atrás, esse povo partiu deste local, expulso por invasores árabes e se dividiram em vários grupos espalhados pelo mundo. A dança cigana não é encarada como um ofício pelos ciganos, montagens de balé e de óperas (como Carmen, de Bizet) são representadas por profissionais de balé não-ciganos (gadjés). Eles não aprendem em aulas de dança, dançam com a alma, o coração e a emoção. Na dança individual ou em grupos, não existe nenhuma coreografia pré-concebida. É uma dança solta, da alma. Dizem os antigos, que os ciganos dançam para atingir o êxtase do fluido energético que os levam de encontro com a verdadeira essência da Deusa ou do Deus interior e superior.
Por isso, dificilmente, os ciganos fazem coreografias; dançam soltos e livres, colocando em cada movimento suas emoções. Como diz Niffer Cortez (uma das poucas bailarinas ciganas) “Marcar uma coreografia, para o cigano, é prendê-lo; é não dar liberdade aos seus movimentos”.  Como hoje em dia (contemporâneo), danças são apresentadas também em palcos, festivais e eventos de dança, tecnicamente  começaram-se criar coreografias pré-determinadas e ensaiadas; unicamente, deve-se respeitar a cultura,  sabendo que não existe uma técnica rígida de dança cigana, mas formas de se dançar ciganamente.  
A graça está em cada pessoa ouvir a voz do seu coração e permitir que se conduza levemente, tranqüilamente, pois só dessa maneira, cada um que se propõe a estudar a dança cigana, consegue sentir sua alma. 
A dança é a magia, e a alegria desse povo, o mistério através dos passos e movimentos que saúdam, invocam e fazem fluir a mais bela e elevada vibração energética! De forma ritualística esta dança pode ser usada para desenvolver a intuição, sensualidade, coragem, desbloquear as energias negativas, aguçar a percepção corporal, emocional e espiritual... Onde o ritmo, movimento e beleza da dança acontecem e fluem de forma harmônica, unidos na música e na dança.
Como terapia a Dança Cigana promove, além da sociabilização, o autoconhecimento, a auto-estima e a conscientização corporal. A prática desta dança permite à mulher encontrar um equilíbrio entre a mente e o corpo, uma sensação de harmonia e integração resultante dos movimentos alegres e fortes, fortalecendo a confiança no próprio ser e fomentando a aceitação da sua feminidade. Pode ser praticada em qualquer idade e por qualquer mulher, pois apenas tem efeitos benéficos para o corpo e o espírito e não requer nenhuma constituição física determinada.
Para o corpo apresenta-se com uma excelente alternativa de atividade física, proporcionando o aumento da flexibilidade e do tônus muscular, auxiliando na reeducação postural, aprimorando a coordenação motora e as funções cardiorrespiratórias.
A Romá (os ciganos) estão espalhados pelo mundo, e onde há cigano, há música e dança, cada um com o seu estilo. Entre a Romá, a dança é aprendida desde a infância e não existe idade limite para se dançar.
  • Na Rússia, Hungria e Romênia, a dança consiste em movimentos alternados dos ombros, acompanhados ao movimento das saias/ou lenços, ás vezes estalam os dedos e de acordo com o ritmo da música é utilizado o pandeiro ( adornado com fitas coloridas), usam botas devido ao clima local.
  • Na Espanha, predomina a rumba cigana que são movimentos das mãos com os quadris e os pés, alternados com movimentos fortes das saias, e também é utilizado o lenço, leque e o xale.
  • Na Itália, é uma mistura de dança típica italiana com um toque cigano, dançam como se estivessem brincando, dançam homens, mulheres, crianças, todos juntos, fazem roda... É a dança cigana que transmite a mais pura alegria.
  • No Oriente, com o movimento forte dos quadris, relevam toda a sua graça e sensualidade.
  • No Brasil, com o passar dos séculos (desde 1574), foram perdendo este Dom, sendo muitos então, influenciados pela dança cigana européia. Então a dança cigana brasileira é uma mistura das danças da Rússia, Hungria, Romênia e Espanha (irá depender do ritmo da música), só que não usam botas, dançam descalço e algumas ciganas dançam até com salto alto, criando um estilo próprio, que hoje é copiado por muitos dançarinos ciganos.
Nós da In´ Cena cia de Dança, temos a honra de ter uma Cigana legítma  ministrando aulas, e ensinando sua cultura , assim, todos podem ter acesso a essa arte maravilhosa e tão admirada pelo mundo todo.





Um comentário:

  1. As aulas da Morgana são um encantamento, não existe quem não se envolva na dança. Mesmo com ensaio de coreografias, temos com frequência, exercício de dança livre que ajuda muito na descoberta do movimento individual.
    Fora a vibração do grito do grupo ao fim das aulas que é tudo de bom.
    Optcha!

    ResponderExcluir